Trabalhos

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO E ENVIO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO LIBERADO NA ÁREA DO INSCRITO.

Datas Importantes:

• Até 30 de JUNHO - Período para envio dos resumos (até às 23h59 - Horário Brasília).

• Até 30 de JULHO - Avaliação e divulgação.

Normas e Informações Preliminares: 

• Só serão aceitos trabalhos com pelo menos um autor inscrito no Congresso.
• Os resumos devem ser inéditos no Brasil, não tendo sido previamente publicados ou apresentados em eventos nacionais.
• O site estará preparado para receber os resumos, através de formulários, leia com atenção as instruções abaixo e somente, depois de sanadas todas as dúvidas envie o resumo.
• A opção de Upload de Arquivo só deverá ser utilizada para envio do tema completo, após aprovação do resumo. 

Clique aqui para baixar o Modelo de Resumo dos Anais.

1- DAS REGRAS – Somente serão analisados pela Comissão Científica os resumos que estiverem impreterivelmente de acordo com as seguintes regras: Título: Em caixa alta, seguido de autor (es) e Instituição. O corpo do resumo deverá conter os tópicos a seguir, em um parágrafo único.
a) Introdução – Apresentar do tema do estudo em uma ou duas frases.
b) Objetivo – Enunciar claramente a hipótese estudada.
c) Tipo de estudo – Indicar brevemente se o estudo trata de relato de caso, série de casos, estudo observacional, estudo de casos e controle, estudo prospectivo, ensaio clínico randomizado e/ou outros tipos de delineamentos.
• Não serão aceitas descrições de projetos, intenção de trabalho, revisões bibliográficas. 

• IMPORTANTE: Não devem ser enviados mais de um resumo baseado em um mesmo trabalho de investigação.
d) Material e Métodos – Descrever brevemente as características da amostra estudadas, os métodos utilizados para a coleta de dados e as intervenções realizadas, bem como as análises estatísticas empregadas, exceto nos relatos de caso.
No caso de pesquisas com seres humanos ou animais, obrigatoriamente, deve-se incluir o protocolo de pesquisa aprovado por um comitê de ética institucional (número do CAAE ou do parecer de aprovação).
e) Resultados – Apresentar os dados em detalhes suficientes para a compreensão das conclusões. Dados numéricos e resultado da análise estatística (quando pertinente) devem ser apresentados.
f) Conclusões – Apresentar as principais conclusões do trabalho em uma frase. Não serão aceitas conclusões como “os dados serão discutidos”, “dados em análise” e semelhantes. g) Formatação – O resumo será apresentado em fonte Arial 12, espaçamento 1,5 e margem justificada. Deve conter entre 150 e 300 palavras (corpo – excluindo título, autores, financiamento e palavras chave). Referências bibliográficas não devem ser citadas e abreviaturas devem ser evitadas. Ao final do resumo citar as fontes de financiamento e 3 a 6 palavras chaves. Palavras-chave: mínimo de três e máximo de seis termos de indexação 

2 - DO ENVIO – Os resumos deverão ser enviados através da sua área de inscrito neste site e serão selecionados (pela comissão científica) em duas categorias, a saber: tema livre ou pôster. Os trabalhos aprovados como tema livre serão apresentados de acordo com a data e hora definida pela comissão organizadora do evento. Os resumos devem ser inéditos no Brasil, não tendo sido previamente publicados ou apresentados em eventos nacionais. O tempo de apresentação de cada trabalho será de 10 minutos (com 10 minutos para discussão).
O envio do resumo representa o compromisso do autor em apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento. O limite para o envio de resumos de um mesmo autor (principal) é de 03 (três) trabalhos; entretanto, ele só poderá apresentar até 02 (dois) trabalhos. Caso sejam aprovados os 03 (três) resumos submetidos, o autor principal apresentará os 02 primeiros trabalhos submetidos e o terceiro trabalho será apresentado por um coautor devidamente inscrito no congresso, neste caso o co-autor também se limitará a apresentação de apenas 02 (dois) trabalhos. Deverá ser indicado ao lado do nome autor / co-autor(es) a instituição de procedência. Não será permitida a inserção ou troca de nomes de autores, ou Instituições, e nem emendas nos textos, após o envio do resumo.

3. DA SELEÇÃO - para que os trabalhos sejam avaliados pela comissão científica, e imprescindível que todas as orientações deste regulamento sejam seguidas rigorosamente.
Seleção para apresentação - todos os resumos recebidos que estiverem de acordo com este regulamento, serão avaliados por meio de consultores nacionais que compõe a comissão julgadora do evento. A referida comissão selecionara os trabalhos para 2 (duas) categorias estabelecidas (tema livre ou pôster). 

CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO:
1. Relevância e originalidade;
2. Clareza e pertinência dos objetivos; coerência com metodologia;
3. Delineamento de pesquisa adequada aos objetivos;
4. Descrição dos métodos / procedimentos e análise estatística adequada ao delineamento. Descrição clara da população e tamanho da amostra. Definição das variáveis em estudo, principalmente de intervenção ou exposição e desfecho;
5. Importância para o avanço do conhecimento. Potencial de aplicabilidade e impacto dos resultados.
OBS: Inserir o protocolo do CEP e Instituição da aprovação para estudos com animais ou seres humanos.
O julgamento seguirá a seguinte dinâmica: Os trabalhos aceitos para tema livre serão apresentados durante o evento em espaços previamente definidos no programa, dos quais serão selecionados pela comissão científica os 03 (três) melhores.
• Os trabalhos selecionados para serem apresentados em formato de pôster deverão ficar expostos para avaliação da comissão cientifica em data e horário que serão divulgados na carta aceite.

4. DA APRESENTAÇÃO - Concluída a seleção dos trabalhos, os autores deverão acessar o portal do evento para verificar os resultados da avaliação e as informações necessárias à sua apresentação. 

APRESENTAÇÃO EM PÔSTER
O pôster deverá ter as dimensões de 1,20 m de altura por 0,80 m de largura. O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas que permitam boa leitura numa distância em torno de três metros. O texto deverá conter as mesmas informações do resumo. Recomenda-se utilizar ilustrações, gráficos e fotografias que facilitem comunicação visual. Os pôsteres deverão ser colocados no primeiro dia do congresso e somente retirados após a apresentação. O autor apresentador deverá permanecer no local (junto ao pôster), no dia e hora pré-determinados para eventuais discussões, esclarecimentos e entrega dos certificados. 

5. DA PREMIAÇÃO - só concorrerão aos prêmios, os autores que atenderem as instruções descritas neste regulamento. A comissão organizadora do evento premiará os 3 (três) melhores temas livres e pôsteres apresentados. 

EM CASO DE DESCUMPRIMENTO A QUAISQUER DAS REGRAS SUPRACITADAS, O TRABALHO ENVIADO ESTARÁ AUTOMATICAMENTE NEGADO.





Inscrição Online Área do Inscrito

Realização

Apoio

Apoio Institucional