Trabalhos

REGRAS SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Download das Regras para submissão dos trabalhos científicos

NORMAS E INFORMAÇÕES PRELIMINARES:

• Só serão aceitos trabalhos com, pelo menos, um autor inscrito no Congresso.
• Os resumos devem ser inéditos no Brasil, não tendo sido previamente publicados ou apresentados em eventos nacionais.
Os resumos deverão ser enviados somente através da sua área de inscrito, neste site, até a data limite: 16 de outubro 2020 (até ás 23h59 – horário de Brasília). Os Resultados de aprovação serão divulgados até o dia 10 de novembro de 2020.
• O site estará preparado para receber os resumos, através de formulários, leia com atenção as instruções abaixo e somente, depois de sanadas todas as dúvidas envie o resumo.
• Em caso de aprovação do seu resumo para apresentação no formato de tema livre, a comissão científica irá solicitar o envio do trabalho completo que deverá ser elaborado conforme as regras que serão disponibilizadas no site do congresso.
• Os resumos dos trabalhos aprovados serão publicados nos anais do 5º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermatofuncional, na Revista Fisioterapia & Saúde Funcional / ISSN 2238-8028

1. DAS REGRAS:
Somente serão analisados pela Comissão Científica os resumos que estiverem impreterivelmente de acordo com as seguintes regras:

Título: Em caixa alta
Nome do autor (es) e da Instituição.
O corpo do resumo deverá conter os tópicos a seguir, em um parágrafo único:
a) Introdução – Apresentar o tema do estudo em uma ou duas frases.
b) Objetivo – Enunciar claramente a hipótese estudada.
c) Tipo de estudo – Indicar brevemente se o estudo trata de relato de caso, série de casos, estudo observacional, estudo de casos e controle, estudo prospectivo, ensaio clínico randomizado e/ou outros tipos de delineamentos.

• Não serão aceitas descrições de projetos, intenção de trabalho, revisões bibliográficas*.
(*Serão aceitos trabalhos bibliográficos apenas de revisão sistemática ou de revisão integrativa.)
• IMPORTANTE: Não devem ser enviados mais de um resumo baseado em um mesmo trabalho de investigação.

d) Material e Métodos – Descrever brevemente as características da amostra estudadas, os métodos utilizados para a coleta de dados e as intervenções realizadas, bem como as análises estatísticas empregadas, exceto nos relatos de caso.
e) Resultados – Apresentar os dados em detalhes suficientes para a compreensão das conclusões. Dados numéricos e resultado da análise estatística (quando pertinente) devem ser apresentados.
f) Conclusões – Apresentar as principais conclusões do trabalho em uma frase. Não serão aceitas conclusões como “os dados serão discutidos”, “dados em análise” e semelhantes.
g) Formatação – O resumo será apresentado em fonte Arial 12, espaçamento 1,5. Deve conter entre 150 e 300 palavras (corpo – excluindo título, autores, financiamento e palavras-chave).
I) Referências bibliográficas não devem ser citadas e abreviaturas devem ser evitadas.
Ao final do resumo citar as fontes de financiamento e 3 a 6 palavras-chave.
Palavras-chave: mínimo de três e máximo de seis termos de indexação (utilizar descritor válido: DeCS-BVS ou MeSH-Pubmed)

2. DO ENVIO:
Os resumos deverão ser enviados através da sua área de inscrito neste site e serão selecionados (pela comissão científica) em duas categorias, a saber: tema livre ou pôster.

Os trabalhos aprovados como tema livre serão apresentados de acordo com a data e hora definida pela comissão organizadora do evento. Os resumos devem ser inéditos no Brasil, não tendo sido previamente publicados ou apresentados em eventos nacionais. O tempo de apresentação de cada trabalho será de 10 minutos (com 10 minutos para discussão).

O envio do resumo representa o compromisso do autor em apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento. O limite para o envio de resumos de um mesmo autor (principal) é de 03 (três) trabalhos; entretanto, ele só poderá apresentar até 02 (dois) trabalhos. Caso sejam aprovados os 03 (três) resumos submetidos, o autor principal apresentará os 02 primeiros trabalhos submetidos e o terceiro trabalho será apresentado por um coautor devidamente inscrito no congresso, neste caso o coautor também se limitará a apresentação de apenas 02 (dois) trabalhos.
Deverão ser indicados os nomes coautor(es) as instituições de procedência.
Não será permitida a inserção ou troca de nomes de autores, ou Instituições, e nem emendas nos textos, após o envio do resumo.

3. DA SELEÇÃO:
Para que os trabalhos sejam avaliados pela comissão científica, é imprescindível que todas as orientações deste regulamento sejam seguidas rigorosamente.
Seleção para apresentação - todos os resumos recebidos que estiverem de acordo com este regulamento, serão avaliados por meio de consultores nacionais que compõe a comissão julgadora do evento. A referida comissão selecionará os trabalhos para 2 (duas) categorias estabelecidas (Tema livre ou Pôster).
No momento da submissão, o autor indicará a preferência da modalidade de apresentação. (tema livre ou pôster). A comissão científica reserva-se ao direito de realocar o trabalho para outra modalidade de apresentação.

3.1 CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO:

1. Relevância e originalidade;
2. Clareza e pertinência dos objetivos; coerência com metodologia;
3. Delineamento de pesquisa adequada aos objetivos;
4. Descrição dos métodos / procedimentos e análise estatística adequada ao delineamento.
Descrição clara da população e tamanho da amostra. Definição das variáveis em estudo, principalmente de intervenção ou exposição e desfecho;
5. Importância para o avanço do conhecimento. Potencial de aplicabilidade e impacto dos resultados.
OBS: Para trabalhos com seres humanos ou animais é imprescindível que no resumo conste o número de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (Não será aceito o CAAE - Certificado de apresentação para Apreciação Ética na plataforma Brasil), apenas trabalhos já aprovados pelo CEP serão aceitos. Após o aceite do trabalho a folha de aprovação do CEP deverá ser enviada para o e-mail de contato: dermatofuncional@uptodateeventos.com.br

O julgamento seguirá a seguinte dinâmica:
• Os trabalhos aceitos para tema livre serão apresentados durante o evento em espaços previamente definidos no programa, dos quais serão selecionados pela comissão científica os 03 (três) melhores.
• Os trabalhos selecionados para serem apresentados em formato de pôster deverão ficar expostos para avaliação da comissão cientifica em data e horário que serão divulgados na carta de aceite.

4. DA APRESENTAÇÃO TEMA LIVRE:
Concluída a seleção dos trabalhos, os autores deverão acessar o portal do evento para verificar os resultados da avaliação e as informações necessárias à sua apresentação. Serão disponibilizados no site do congresso os modelos padrões para apresentações dos trabalhos aprovados tanto no formato Tema Livre como no formato Poster.

5. DA APRESENTAÇÃO EM PÔSTER:
O participante que tiver trabalho aprovado na modalidade Pôster deverá enviar o arquivo do trabalho em formato PDF para o e-mail: dermatofuncional@uptodateeventos.com.br até dia 17/08/2020. (Serão disponibilizados no site do congresso os modelos padrões para apresentações dos trabalhos aprovados tanto no formato Tema Livre como no formato Poster).

6. DA PREMIAÇÃO
Só concorrerão aos prêmios, os autores que atenderem as instruções descritas neste regulamento. A comissão organizadora do evento premiará os 3 (três) melhores trabalhos de cada categoria, sendo os temas livres (somente os trabalhos completos) e pôsteres apresentados. Para essa edição do evento foi criamos o Prêmio ABRAFIDEF 15 anos, o qual premiará o trabalho destaque da especialidade de Fisioterapia Dermatofuncional apresentado por um membro associado da entidade. Os trabalhos premiados serão publicados na sua versão completa, na Revista Fisioterapia & Saúde Funcional, periódico do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará / ISSN 2238-8028.

EM CASO DE DESCUMPRIMENTO A QUAISQUER DAS REGRAS SUPRACITADAS, O TRABALHO ENVIADO ESTARÁ AUTOMATICAMENTE NEGADO.





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